top of page
Medicina Dentária

Periodontologia

É a área da medicina dentária que diagnostica e trata as doenças periodontais (gengivites e periodontites), que afectam os tecidos de suporte dos dentes.

As doenças periodontais são infecções provocadas por bactérias da placa bacteriana (pequenas partes de alimentos que se vão acumulando nos dentes durante o dia e que, se não forem correctamente higienizadas formam o tártaro).

Na gengivite, apenas as gengivas estão afectadas, ocorrendo inflamação, edema e hemorragia.

Por vezes, a boca apresenta mau odor/sabor.

Raramente o paciente sente dor.

Na periodontite, para além das gengivas, o osso periodontal também está afectado, ocorrendo perda óssea, recessão gengival, mobilidade dentária, espaços entre os dentes e muitas vezes drenagem de pús entre os dentes e as gengivas.

Para tratar estas doenças há regras de higiene oral que lhe iremos indicar e tratamentos que só podem ser realizados pelo médico dentista.

Se apresenta algum destes sintomas deve marcar uma consulta o quanto antes.

Se não apresenta nenhum sintoma, deve pelo menos uma vez por ano realizar uma destartarização (limpeza dos dentes e sulco gengival) de forma a intervirmos preventivamente.

 

Ortodontia

Especialidade de odontologia que se dedica à prevenção e correcção das más posições dos dentes e dos maxilares.

Através do alinhamento dentário, o tratamento ortodôntico permite que o paciente tenha uma boca mais saudável, uma vez que a higiene oral é mais fácil de realizar, diminuindo a incidência de cáries e problemas gengivais.

Além disso, há uma melhoria estética da face e do sorriso, bem como da função da mastigação, musculatura e articulações maxilares, beneficiando a auto-estima e bem-estar geral.

 

Odontopediatria

A odontopediatria é a área da medicina dentária dedicada às crianças e adolescentes.

A 1ª consulta das crianças deve realizar-se quando nascem os primeiros dentes de leite, essencialmente para informar e aconselhar os pais sobre as principais regras de higiene oral a pôr em prática e quais os hábitos nocivos a evitar.

Durante a infância e adolescência deve-se consultar o médico dentista a cada 6 meses, ou a cada 3 meses em casos de elevado risco de cáries.

 

Implantologia

É a área da medicina dentária que avalia a necessidade e possibilidade de colocação de implantes dentários, utilizados para substituir as raízes de dentes ausentes, sobre as quais se vão adaptar coroas ou próteses. Na nossa clínica, será atendido por profissionais com pós-graduação nesta área, que o poderão aconselhar sobre o melhor plano de tratamento a realizar para o seu caso.

 

Cirurgia Oral

Esta especialidade médica dedica-se ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas.

No entanto, os actos cirúrgicos mais comuns são as extracções de dentes inclusos ou de dentes que já não têm viabilidade, devido a cáries extensas, elevada mobilidade, fracturas radiculares, etc.

Idealmente, devemos prevenir estas situações mais avançadas que levam à perda dentária, mas quando já não existe outra possibilidade, pode estar tranquilo pois durante os nossos tratamentos um dos grandes objetivos é a ausência de dor e satisfação dos nossos pacientes.

 

Endodontia

A endodontia é a área da medicina dentária em que se procede à desvitalização de dentes que desenvolveram processos inflamatórios irreversíveis e/ou infecciosos devido a cáries profundas, traumatismos ou parafunções. 

Deste modo, podemos manter um dente natural na boca, sem dor, assegurando a estética facial e as funções orais.

 

Dentisteria

Área da medicina dentária que diagnostica e trata lesões dentárias, tais como cáries, fraturas, fissuras e desgastes da coroa dos dentes, substituindo o tecido afetado por materiais restauradores como resinas compostas, ionómero de vidro ou amálgama (liga metálica).

 

Prótese Fixa

A prótese fixa é uma restauração parcial ou total da coroa dentária realizada em laboratório, que não não possíveis de remover pelo paciente.

Tem como objetivo reforçar ou substituir um ou mais dentes que se encontrem fragilizados, inestéticos (nestes casos colocam-se coroas) ou mesmo ausentes (nestas situações recorre-se às pontes ou aos implantes).

Existem vários tipos de prótese fixa, pelo que o aconselharemos sobre a melhor solução para o seu caso especifico.

 

Prótese Removível

Tal como o nome indica, as próteses dentárias removíveis são dispositivos que os pacientes colocam e tiram diariamente e que substituem os dentes ausentes, visando restabelecer a função estética, fonética e mastigatória.

Quanto ao nº de dentes, as próteses removíveis podem ser parciais (quando têm um ou vários dentes que estão em falta no maxilar, mas não todos) ou totais (quando têm todos os dentes do maxilar em causa em falta).

Quanto ao material em que são feitas, podem ser acrílicas ou esqueléticas, sendo que ambas têm as sua vantagens e desvantagens. Dependendo das suas necessidades, expectativas e possibilidades, encontraremos a melhor solução para si.

 

Visite-nos e marque uma consulta de avaliação! 

bottom of page